Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais levam milhares de pessoas à Fenac para diversão em família e promoções
Com mais de 230 expositores e 500 marcas, eventos reforçaram papel da Fenac como polo de negócios e experiências na região
A Loucura por Sapatos e o Festival de Cervejas Artesanais encerraram neste domingo (12) mais uma edição de sucesso, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. O público aproveitou os 11 dias de evento para garantir ofertas em calçados, bolsas, roupas, acessórios e itens para a casa, além de curtir shows ao vivo e conhecer rótulos exclusivos de cervejarias da região, em um espaço de lazer para todas as idades. Ao todo, mais de 230 expositores e 500 marcas estavam à disposição do público nos últimos dias.
O diretor-presidente interino da Fenac, Marlos Schmidt, comemorou os resultados, destacando o aumento de visitantes e a qualidade do público. “Mais de 45 mil pessoas passaram pelos pavilhões da Fenac ao longo dos últimos 11 dias, número superior a outubro de 2024”, detalhou. Ele ressaltou que, embora os finais de semana tenham concentrado o maior fluxo de visitantes, os expositores observaram um público mais focado em compras nos dias de semana. “O público veio com uma intenção clara de compra, o que também resultou em bons negócios”, completou Schmidt.
A coordenadora da Loucura por Sapatos e do Festival de Cervejas Artesanais, Adi Jeckel, também destacou o perfil comprador dos visitantes e a importância do evento para o setor. “A Loucura por Sapatos acaba funcionando como um suplemento de faturamento do mês, quase como um décimo terceiro para os lojistas, porque reunimos milhares de pessoas com a intenção de compra em um único espaço”, pontuou. Além das oportunidades de negócio, Adi lembrou que o evento já se consolidou como uma opção de lazer para toda a família. “A feira ofereceu não apenas uma ampla variedade de produtos, mas também gastronomia, espaços de recreação infantil e atividades especiais neste Dia das Crianças, quando vimos diversas famílias reunidas pelos pavilhões”, ressaltou.
“Em abril esperamos novamente grandes marcas que estiveram conosco nesta edição, justamente porque elas entendem que a feira traz um público qualificado, com intenção real de compra”, projetou a coordenadora para a próxima edição.
Próximos eventos: as edições de abril da Loucura por Sapatos e do Festival de Cervejas Artesanais já estão confirmadas e acontecerão de 2 a 12 de abril de 2026, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Edição marcou estreias e consolidou parcerias de longa data
Neste último dia de feira os expositores comemoraram os bons negócios da edição. Entre as marcas presentes estava a estreante Calce e Leve, de Novo Hamburgo. “Foi tudo maravilhoso nessa nossa primeira participação. Inclusive, já deixamos nosso estande reservado para a próxima Loucura, a de abril”, garantiu Cristina Budtinger, proprietária da marca. Ela explicou que venderam mais de 20% acima do que haviam projetado. “Tivemos que repor nosso estoque em praticamente todos os dias para atender a demanda da feira”, relatou.
A Calce e Leve conta com uma loja física na cidade, então aproveitou a feira para divulgar o espaço para os clientes, conseguindo aumentar a visibilidade da marca e o número de seguidores nas redes sociais. “Percebemos a redução do movimento de rua nos últimos tempos e, neste sentido, a Loucura se apresentou como uma alternativa para que nosso negócio se mantivesse com boas vendas”, relatou Cristina.
Outra marca estreante desta edição foi a Vincit Sunglasses, de Estância Velha, representada pelos proprietários Anderson Flores e David Correa, que avaliaram a participação como positiva. Segundo eles, a primeira experiência na feira superou as expectativas. “A feira estava muito bem organizada e se mostrou uma ótima oportunidade para dar visibilidade à marca, lançar a nova coleção e promover um giro de estoque, com produtos a partir de R$ 99,00”, destacaram.
Como a empresa atua exclusivamente no atacado e não possui loja física, os empresários viram na Loucura por Sapatos uma chance de estreitar laços com o público. “Divulgamos bastante nossa participação e, ao longo dos dias, recebemos muitos lojistas e parceiros no estande, que acabou se tornando um verdadeiro ponto de encontro”, relataram. A marca encerrou a participação atingindo as metas de vendas e já confirmou presença na próxima edição. “Percebemos o interesse dos clientes em saber se estaríamos de volta em abril, o que foi muito gratificante”, completaram.
Devido ao sucesso das últimas participações, a Luxury Calçados, de Igrejinha, estava de volta nesta Loucura, registrando um crescimento nas vendas. A proprietária da marca, Marcia Gazzani, explicou que o ponto forte da Luxury é o verão. “Pra nós essa edição foi sensacional, realmente excelente. Vendemos bastante, de 10% a 20% a mais em relação à Loucura de abril deste ano”, comemorou a empresária. Segundo ela, o carro-chefe da marca na feira foram as rasteiras a partir de R$ 19,99. “Trouxemos variedade de cores, então teve gente que levou mais pares. Além disso, a linha de sandálias médias também vendeu bem, com preços a partir de R$ 59,00”, exemplificou.
A aceitação do público da Loucura aos produtos foi tão positiva que Márcia já avalia a expansão dos negócios. “Essa projeção de crescimento é um reflexo da feira, porque temos um feedback muito positivo do público aos nossos produtos a cada edição”, compartilhou.
Festival de Cervejas Artesanais foi ponto de encontro no happy hour
Enquanto o público aproveitava as ofertas da feira, o 20º Festival de Cervejas Artesanais movimentava o primeiro andar dos pavilhões da Fenac com música ao vivo, gastronomia e rótulos exclusivos de cervejarias regionais. “O Festival sempre tem a atratividade de ser nosso happy hour. É uma oportunidade de descontração para quem visita a feira aproveitar uma música ao vivo. Para as cervejarias é um reforço de marca e oportunidade de apresentar rótulos e lançamentos”, avaliou Adi.
Entre as participantes, a Otto Bier, de Novo Hamburgo, comemorou o sucesso de vendas e o fortalecimento da marca. “Podemos dizer que essa edição consolidou ainda mais a nossa presença no mercado. Já temos clientes que vêm nos procurar aqui na feira, e isso é fruto dessa visibilidade”, afirmou o proprietário e sommelier Ricardo Sefrin.
Ao longo da edição, a marca vendeu todos os rótulos que trouxe, inclusive necessitando fazer reposições. “Hoje pela manhã, o estoque de growlers estava completamente esgotado. Isso é muito positivo”, comemorou Ricardo, acrescentando que o festival é também uma oportunidade para expandir o público. “É um momento para reencontrar clientes fiéis, mas também para apresentar a marca a novos consumidores, inclusive de outras regiões e estados”, relatou.
O empresário destacou a infraestrutura da Fenac como um diferencial. “A Fenac oferece um espaço com mesas confortáveis, comida de qualidade, banheiros adequados, climatização e estacionamento seguro. Participar de um evento como esse contribui para consolidar nossa marca junto ao público”, avaliou.
Agricultura Familiar e Economia Solidária ofereceram sabores coloniais e produtos artesanais
A feira ainda contou com o Espaço da Agricultura Familiar, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-RS) do Governo do Estado, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A iniciativa reuniu 30 expositores, que apresentaram ao público uma ampla variedade de produtos coloniais e artesanais da cidade e região — entre eles, salames, queijos, laticínios, mel, geleias, chás, licores e flores. O espaço também apresentou a Economia Solidária de Novo Hamburgo, que trouxe artigos criativos produzidos por empreendedores locais, como artesanatos em couro, tecidos, madeira e pedrarias, destacando o talento e a diversidade da produção regional.
Sobre os eventos: a Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais aconteceram de 2 a 12 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Promovidos pela Fenac Experiências Conectam e apresentados pela Sicredi Pioneira, contaram com patrocínio da Beira Rio e Moleca e apoio da ACI-NH/CB/EV/DI, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e SEBRAE RS. Mais informações pelo site: www.loucuraporsapatos.com.br ou redes sociais: www.instagram.com/loucura.por.sapatos e www.facebook.com/loucura.por.sapatos.