Baile Idade de Ouro marca a agenda de eventos pelos 15 anos do Estatuto do Idoso


Encontro realizado na Fenac na quinta-feira, 4, virou tradição no dia de abertura da Feira da Loucura por Sapatos

Se tem Feira da Loucura por Sapatos, o Baile da Idade de Ouro é atração confirmada na abertura da mostra que movimenta a Fenac duas vezes ao ano. Como de costume, o encontro deve atrair o público da terceira idade – ou jovem há mais tempo, como muitos preferem ser chamados – de Novo Hamburgo, de outras cidades do Vale do Sinos e diferentes regiões do Estado. E mais: os visitantes da Fenac contam, ainda, com a facilidade de desembarcar em uma estação do trem diante do portão de entrada para a mostra. Desta vez realizado em 4 de outubro, a partir das 13h30, o Baile da Idade de Ouro faz parte do programa alusivo aos 15 anos do Estatuto do Idoso. A Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), por meio do Programa Melhor Idade (PMI), deve levar em torno de 200 alunos que frequentam o projeto para a edição deste ano na Fenac.

Toda a iniciativa, que se tornou uma agenda com atrações diversificadas, envolve o Serviço Social do Comércio (Sesc), do Sistema Fecomércio-RS, a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), a Fenac – Centro de Eventos e Negócios e a Universidade Feevale.

Estatuto torna mais visível a realidade do idoso no País

Os direitos dos idosos a atendimentos prioritários em uma série de serviços e outras garantias tornaram-se mais conhecidos com o Estatuto do Idoso, que completou 15 anos de vigência no primeiro dia deste mês.

Criado pela Lei 10.741, em 1º de outubro de 2003, o conjunto de princípios reúne as diretrizes da proteção integral e da regulação dos direitos humanos a essa parcela da população que mais cresce em todo o País.

Situações de negligência, violências, opressões e abusos, financeiros inclusive, contra a pessoa idosa estão hoje passíveis de punição criminal graças ao rigor da lei. “Mas ainda precisamos empoderar o idoso sobre os seus direitos, aumentando o seu conhecimento e a sua percepção do quanto é importante o papel dos mais experientes para o desenvolvimento da sociedade”, sublinha o coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, o psicólogo e professor Telmo Silva.

Confira, a seguir, o restante da programação especial:

9/10 – Palestra “Memória”, com Rafael Soares de Lima, das 14h30 às 16h30, no auditório do Câmpus 1 da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Hamburgo Velho)

11/10 – 2a Gincanic (Gincana Recreativa+Piquenique), das 8 horas ao meio-dia, no Parcão

15/10 – Torneio de Câmbio, das 8 horas às 16h30, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166, Rio Branco)

20/10 – Palestra “Mais Vida aos Anos”, com a doutora Suzana Wolff, às 10 horas, na FTEC (Rua Silveira Martins, 780, Centro)

22/10 – Caminhada Sesc/Smel, com concentração às 8h30 e largada às 9 horas da Associação de Moradores do Bairro Rondônia

27/11 – Conferência Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa, das 8h às 18 horas, no Câmpus 2 da Universidade Feevale (ERS-239, 2.755, Vila Nova) com abertura e encerramento no Salão de Atos do Prédio Lilás e atividades em salas do Prédio Azul


Compartilhar
Outras Notícias
15/04/2024
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem mais de 60 mil visitantes em Novo Hamburgo
10/04/2024
Últimos dias para aproveitar as promoções na Loucura por Sapatos
04/04/2024
Loucura por Sapatos apresenta tendências e lançamentos para o inverno 2024
02/04/2024
Fenac reúne promoções e atrações para toda a família a partir desta quinta-feira (4)
27/03/2024
Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais iniciam na próxima quinta-feira (4) em Novo Hamburgo